Aprenda como escolher o tecido ideal para sua camiseta

Siga-nos Facebook

Na hora de escolher uma roupa, não adianta ver somente a estampa. Saber analisar o tecido ideal para camisas é essencial para o caimento perfeito e para alinhar o produto às suas expectativas. Entre os diversos tipos de tecido, destacamos aqui o algodão e o poliéster. Saiba quando optar por cada um deles…

Uma das primeiras informações que pedimos para um cliente é como a camiseta será utilizada. Dependendo da resposta, indicamos qual a melhor malha para fabricar a peça. A escolha errada pode trazer alguns incômodos.

Malha Algodão

1) Tipo do Fio: Existem dois tipos mais comuns de produção dos fios para malha 100% algodão, que são os fios cardados e os fios penteados. O fio cardado devido a sua não passagem pela penteadeira, faz com que ele possua mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade. No sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.
Malha Fria ou PV
 A malha PV é composta de67% dos fios de poliéster e 33% de viscose. Essa composição e tipo de material podem variar de fabricante para fabricante e geralmente é feita com fios 30.1. Ao contrário das malhas de algodão, essas não possuem vários tipos de fabricação, apenas o que muda é a sua composição. As maiores vantagens das camisetas PV apontadas por seus usuários é o fato das mesmas serem mais agradáveis no clima frio e o fato de não ser necessário passá-las após a sua lavagem.
Principais Diferenças entre as Malhas
Malha de Algodão
Malha PV
Tecido mais fresco no calor Tecido mais agradável no frio
Ventila mais o corpo Ventila menos o corpo
Retém mais o suor no tecido Retém pouco o suor no tecido
Possuem menos brilho Possuem mais brilho
Possuem um toque macio Possuem um toque acetinado
Mais propensa a criar pilling (bolinhas) Cria menos pilling (bolinhas)
Amassa mais (Necessário passar) Quase não amassa (Não precisa passar)
Podem esticar e deformar com o tempo Tem menos deformidade durante o tempo
Causam menos alergias
Não indicada a pessoas alérgicas a tecido

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *