Com quais tecidos posso fazer camisetas?

Siga-nos no facebook

Tipos mais comuns de tecidos para fazer camisetas

Malha cardada

Tecida inteiramente com fios de algodão, oferece um toque agradável e conforto por permitir a troca de calor. O fio cardado possui fibras mais curtas, e por isso tem maior propensão à formação de bolinhas (pilling) e irregularidades (neps). Geralmente, a espessura do fio varia entre 24.1, 26.1 e 28.1. É comumente utilizada em camisetas de uniformes, eventos, cursos universitários e brindes. Retém mais suor e é mais fresca em dias quentes.

Malha penteada

Também tecida inteiramente em fios de algodão, oferece melhor aparência em relação à cardada, maior maciez e conforto. Por passar por um sistema penteado, tem as fibras curtas e impurezas (como cascas) retiradas, tornando o tecido mais limpo e resistente.

Por causa da retirada de fibras, a perda de algodão é maior, o que acarreta no encarecimento do processo. Usualmente, a espessura do fio é de 30.1. É usada para camisetas em linhas especiais e tem um custo mais elevado.

Por ser inteiramente feita em algodão, também retém mais suor e são mais confortáveis em dias quentes.

Malha fria

Composta com cerca de 67% de poliéster e 33% de viscose, a malha fria, ou PV, não desbota, tem grande durabilidade e encolhe pouco. Geralmente, a espessura do fio é de 30.1. É macia e ótima para uniformes, sendo mais agradáveis em clima frio, retendo pouco suor. Possui toque acetinado, não amassa e tem tendência menor ao pilling. Não é indicada para quem possui alergias.

Cacharrel ou helanca

Com baixo custo, a malha helanca é composta inteiramente de poliéster. É comumente usada em abadás e eventos semelhantes, sendo ideal para aplicação de sublimação.

Polo tradicional, ou piquet PA

Tecida em algodão e poliéster em uma relação de 50:50, é largamente utilizada em uniformes e eventos. Tem uma boa durabilidade, boa aparência e encolhe pouco.

Dry Poliéster

Este tecido é inteiramente feito em poliéster e é comumente utilizado em práticas esportivas. Isto porque a sua estrutura permite conforto mesmo que haja alta transpiração. Tem boa durabilidade e caimento.

Confeccionado inteiramente em poliamida, é uma alternativa de qualidade superior em relação ao Dry poliéster. É indicada para o uso em práticas esportivas de alto rendimento, pois é leve e confortável. Além de facilitar a transpiração, auxilia na movimentação e no rendimento do atleta.

Cada tipo de malha possui características ideais para diferentes tipos de camisetas. A escolha depende do público-alvo, do uso final e do processo produtivo pelo qual a peça passará, envolvendo desde o reforço de costuras até a interferência na superfície da peça, seja ela um bordado, um transfer serigráfico, sublimático, silk, dentre muitos outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *