Que tecidos posso usar para fazer jalecos?

Siga-nos no facebook

No caso dos jalecos, no momento de decidir sobre o tecido, alguns aspectos devem ser levados em conta, como por exemplo: a agressividade do ambiente ou dos objetos de trabalho do usuário, a temperatura do ambiente onde o trabalho será exercido, o aspecto visual desejado pelo consumidor e as normas de segurança exigidas em cada caso.

Dentre os diversos tipos de tecido que podem ser utilizados para confecção de jalecos, serão apresentados neste artigo os mais usuais e suas principais características.

1 – Oxford Comum

O tecido Oxford, durante muito tempo, foi o mais utilizado para confecção de jalecos e outros uniformes. Ele é um tecido sintético 100% poliéster, o que o torna mais resistente a amassados e com baixa taxa de encolhimento. É também um tecido razoavelmente leve e com alta durabilidade. Atualmente esse tecido tem sido substituído pelo Oxfordine, que falaremos o próximo tópico, por esse último apresentar uma textura mais sedosa e agradável. O uso do Oxford comum, hoje, é mais recomendado para uniformes pesados em que o baixo custo seja prioridade em detrimento ao caimento e à estética da peça.

Instruções de lavagem:

2 –  Oxfordine

O  tecido Oxfordine (ou Oxford Verão, como é chamado em algumas regiões) é uma variação do tecido Oxford com uma porcentagem maior de algodão que poliéster, sendo portanto considerado um tecido semi sintético. Por isso, apresenta uma textura mais suave e leve (ideal para regiões quentes) e uma menor resistência aos amassados.  A sua porcentagem de algodão pode variar de fabricante para fabricante e isso influenciará potencialmente em sua qualidade. Este tecido oferece um aspecto visual melhor que o Oxford comum e por isso tem sido o material mais utilizado para confecção de jalecos na atualidade. O seu custo é intermediário entre o Oxford comum e o Gabardine.

Instruções de lavagem:

 

3 – Gabardine

O Gabardine é um tipo de microfibra composta geralmente por poliéster e viscose, com porcentagem variável em cada fabricante. Sua composição ocasiona em um aspecto mais sedoso e elegante e por isso é considerado a melhor opção para quem procura um jaleco com um aspecto estético agradável, de alta durabilidade e resistente a amassados e ao amarelamento. Uma peça constituída de Gabardine de qualidade pode durar muitos anos. O inconveniente deste tecido é a sua espessura, tornando-o muitas vezes inviável para profissionais que trabalhem em ambientes quentes, além do preço, que costuma ser muito superior se comparado ao Oxfordine.

 

Instruções de lavagem:

4 – Brim

O Brim é o mais pesado dentre os tecido citados, muito utilizado em calças masculinas ou uniformes EPI´s por sua semelhança com o Jeans. A sua composição é de geralmente 100% algodão e sua textura grosseira é o motivo para que ele seja utilizado apenas em jalecos especiais (para a indústria, por exemplo). A sua trama e composição impedem que o tecido se suje facilmente, mas também dificulta a lavagem. Além disso, é pouco recomendado para ambientes quentes e abafados. O seu custo varia muito de acordo com a sua qualidade, sendo que muitas vezes é intermediário entre o Oxfordine e o Gabardine.

Instruções de lavagem:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *